extração de solvente
1.Assunto
Extração d esolvente.
2.Objetivo
2.1Objetivos Gerais: Aprender a separar soluções, por meio da técnica da extração com solvente.
2.2ObjetivosEspecíficos
Aprender os conceitos de solubilidade, de polaridade e as vidrarias utilizadas na técnica de extração com solvente.
3. Introdução
A extração com solvente é uma técnica moderna, utilizada para separar um componente de uma mistura de líquidos, para compreender essa técnica é utilizado conceitos básicos de solubilidade e de polaridade.
Essa técnica consiste no uso de equipamentos básicos como o funil de decantação, suporte universal, béquer, balança e a chapa aquecedora. É de extrema importância aprender a manusear de forma correta o funil, para que não haja perca das substancias durante oprocedimento.
Esse método é utilizado, por exemplo, para conseguir óleo essencial de delicadas plantas, neste caso o hexano é usado para extrair os compostos aromáticos da planta. Tem suas desvantagens, porém, resíduos do solvente podem ficar no absoluto e causar alteração no odor.
4. Fundamentação Teórica
A polaridade é a capacidade que as ligações possuem de atrair cargas elétricas, e o local onde ocorre este acúmulo denominamos de pólos, estes se classificam em pólos negativos ou positivos. A ligação iônica é uma ligação de transferência de elétrons é definitiva e por isso os compostos iônicos, como o próprio nome já diz, são carregados de cargas positivas e negativas e, portanto, apresentam pólos. A esta definição se aplica a regra: Toda ligação iônica é uma ligação polar. Já na ligação covalente os pólos estão associados à eletronegatividade. Se a ligação covalente for entre átomos de mesma eletronegatividade, a ligação será apolar, porque não ocorre formação de pólos. Agora, se a ligação covalente for entre átomos com eletronegatividades diferentes, a ligação será polar. Esta diferença induz o acúmulo de carga negativa ao redor do elemento mais eletronegativo, gerando assim,