Classes e relações sociais
SOCIOLOGIA
Classes sociais
KARL MARX , MAX WEBER E EMILLE DURKEIN
Trabalho em grupo “GRUPO N°2”
DOCENTE ___________________ Classificação_________________
MARCO DE 2013
INTRODUÇÃO
O presente trabaIho consiste numa breve exposição das classes sociais e do pensamento sociológico de Karl Marx , Max weber e Emille Durkein. Em Karl Marx explora-se as analises do capitalismo e a sua relação com as classes, sociais e em Weber apresenta-se aspetos gerais de sua sociologia compcecniva também as analises do capitalismo ocidental e o Emille Durkein trousse nos os facto social. Portanto, este trabalho traz em linha a contribuição destes sociológicos pioneiros na sociologia para o entendimento, do sistema capitalista.
AS CLASSES SOCIAIS
Segundo Marx, "as classes surgem quando as relações de produção implicam uma divisão diferenciada de trabalho, divisão essa que permite acumulação de excedentes por uma minoria, a qual se coloca face a massa dos produtores numa relação de produção" (ibid:72).
Para Marx, no modo de produção capitalista existem duas classes opostas: a burguesia e o proletariado. A burguesia seria a classe que acumula excedentes através do trabalho do proletariado (operários, camponeses) que ganha muito menos do que aquilo que produz. Ou seja, no sistema capitalista existe a classe dos dominantes (burgueses) e a classe dos dominados (proletariado) e a classe dominante que e uma minoria exerce um poder político e económico sobre a classe dominada que e a maioria da sociedade. Nessa relação, a classe dos burgueses sai a ganhar porque os meios de produção e as forcas produtivas (conhecimentos, técnicas) estão "em suas mãos", restando aos trabalhadores a venda de sua mão-de-obra por um salário injusto.
MARX E AS CLASSES SOCIAIS
O presente texto descreve em linhas gerais o pensamento de Marx em relação origem das classes sociais na Europa capitalista do século XVII. Portanto, de modo a situar o