ficha de leitura karl Marx
CENTRO DE EDUCAÇÃO - CEDUC
DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS SOCIAIS - DFCS
DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
PROFESSOR: ADRIANO HOMERO VITAL PEREIRA
A Teoria Social Marxista
# A Perspectiva Dialética Marxista:
Aplicada aos fenômenos historicamente produzidos, a ótica dialética cuida de apontar as contradições constitutivas da vida social que resultam na negação de uma determinada ordem.
As relações de antagonismo ocorrem em todas as épocas históricas, aparecem em todos os modos de produção, adquirindo, para cada época, uma configuração particular.
A análise dialética torna transparentes as relações, os processos e as estruturas econômicas, sociais, políticas e culturais determinadas.
A análise dialética opera como uma técnica de desmascaramento, pois, exige a crítica das idéias, conceitos ou representações sob as quais as coisas, pessoas e classes sociais aparecem na consciência e na ciência.
A análise dialética adere às relações sociais como algo que também lhe é intrínseco e tende a desvendar os reflexos, as formas invertidas, os fetichismos que encombrem ou maqueiam as determinações essenciais, particularmente as contradições que governam toda espécie de relações.
A análise dialética ao mesmo tempo constitui e transforma o objeto. Adere destrutivamente ao objeto, na medida em que desvenda e desmascara os seus fetichismos, as suas contradições e os seus movimentos.
A análise dialética busca tornar transparentes os encadeamentos dos homens e dos produtos de sua atividade entre si e reciprocamente.
A análise dialética busca compreender a maneira pela qual se relacionam, encadeiam e determinam, reciprocamente, as condições de existência social e as diferentes modalidades de consciência.
De acordo com a perspectiva dialética, todo fenômeno social e cultural é efêmero. As formas econômicas sob as quais os homens produzem, consomem e trocam são transitórias e históricas.
# O Materialismo Histórico: