TEORIA DA BUROCRACIA
Objetivos da aprendizagem
Compreender a Teoria da Burocracia
Conhecer os tipos de autoridade e responsabilidade
Identificar as características da Teoria da Burocracia
Origens
Surge a partir da década de 40 em decorrência da necessidade de organizar as empresas que cresceram em complexidade e tamanho e da necessidade de criar um modelo organizacional que considera todos os aspectos organizacionais (humanos e estruturais) e que fosse um modelo em que a estrutura é organizada por normas escritas visando à racionalidade e garantisse tratamento igual para todos a fim de garantir a máxima eficiência possível no alcance dos objetivos pretendidos. Este movimento inicia-se na Europa e inspira-se em Max Weber (1864-1920) economista e socialista.
Segundo Weber a burocracia é um tipo de poder, por isso, para entendê-la ele estudou os tipos de sociedade e os tipos de autoridade.
Tipos de sociedade apresentados por Weber:
1. Sociedade tradicional - onde predominam características patriarcais e patrimonialistas como a família.
2. Sociedade Carismática - predominam características místicas, arbitrárias e personalísticas como grupos revolucionários e partidos políticos.
3. Sociedade legal, racional e burocrática - onde predominam normas impessoais e racionalidade na escolha dos meios e dos fins, como grandes empresas e nos exércitos.
TIPOS DE AUTORIDADE Autoridade significa a probabilidade de que um comando ou ordem específica seja obedecido, representa o poder institucionalizado e oficializado. Implica potencial para exercer influência sobre as outras pessoas e é a possibilidade de imposição de arbítrio por parte de uma pessoa sobre a conduta das outras. A autoridade é legítima quando é aceita.
1. Autoridade Tradicional é o poder tradicional, tem origem na devoção e no respeito dos comandados e que passam de geração a geração. Sua legitimidade está diretamente ligada à confiança, esse tipo de poder também não é