Administração
Nome:Matheus Rodrigo Lima
TEMA:Plástico
SENAI-SP
Disciplina:Tecnologia Mecânica
Professor: Gustavo Pompoline
Obtenção do plástico
"Processo para obtenção de produto plástico a base de tuermalina", que consiste na mistura inicial, num misturador de sólidos, de turmalina (50 a 90%) mais plástico (10 a 50%), mais lubrificante (0,3%), mais âncora para plástico (1%); uma vez efetuada a mistura, o produto segue para a homogeneização , operação este realizada em extrusora ou homogeneizador de produtos plásticos, ou ainda em ambos, homogeneizador e , em seguida, à extrusora, máquinas estas que funcionam por atrito; feito isto, o produto é picotado para obter a configuração de grãos, quando então é levado, numa última etapa, à injeção, para obter a configuração desejada, quer seja em pastilhas, mantas, chapas, aros, anéis e outros.
Características do plástico
Os plásticos são materiais orgânicos poliméricos sintéticos, de constituição macromolecular, dotada de grande maleabilidade (que apresentam a propriedade de adaptar-se em distintas formas), facilmente transformável mediante o emprego de calor e pressão, e que serve de matéria-prima para a fabricação dos mais variados objetos: vasos, sacola, toalhas, embalagens, cortinas, bijuterias, carrocerias, roupas,sapatos.
Classificação do plástico
Podem ser subdivididos em termoplásticos e termofixos.
Termofixos são polímeros de cadeia ramificada, para os quais, o "endurecimento" (polimerização ou cura) é consequência de uma reação química irreversível.
Termoplásticos, tem como vantagem sua versatilidade e facilidade de utilização, desprendendo-se, geralmente, da necessidade de máquinas e equipamentos muito elaborados (e financeiramente dispendiosos).
Dentre os termofixos conhecidos, destaca-se o poliéster. As resinas poliésteres constituem a família de polímeros resultantes da condensação de ácidos carboxílicos com glicóis,