A arte da palavra resumo 1 capitulo
‘‘como criar estilo pessoal na comunicação escrita’’
Este primeiro capitulo do livro A arte da palavra do escritor Gabriel Perissé, o autor da uma importância no cuidado e relevâncias necessárias em que cada escritor deve ter naquilo que escreve ,um comprometimento de se poder entender o que está sendo escrito e pensar qual será o seu público (leitor) .
É importante compreender qual conteúdo deve ser passado tanto na forma da construção literária no qual deve haver um conquistar o escritor e o leitor, promover um envolvimento entre a leitura, na verdade o leitor espera algo que ele fique a vontade de ler, que o estimule a emoções e reflexões que motive a ler e reler o texto, onde é implantado algo que o cative e que ele se identifique naquilo que lê e tenha algo em comum. É então um envolvimento entre escritor e leitor. Cada obra literária identifica qual é o meu leitor, é uma capacidade de imaginar como leitor e em cada final de leitura deve existir conclusões relacionadas ao texto em que o leitor se sinta diferente: com um pensamento reflexivo ao qual o escritor se propôs a realizar.
Perissé descreve também que cada escritor deve ter em si uma bagagem literária, para que se possa escrever é necessário adquirir conteúdo, é tornar-se interessante e antes de qualquer coisa ser um leitor de sua própria obra, fazendo com que ‘’eu’’ como escritor me identifique naquilo que eu escrevo. O autor mostra que a maioria dos escritores existentes quer ver resultados nas suas obras, querem conquistar leitores fiéis de suas obras, ele quer ser lembrado, as características para que isso aconteça é que o escritor deve ter uma mente ampla , diferente , criativo , é aquele que provoca o interesse do leitor e que tem um bom conteúdo para ser passado , aquilo que promova reação e reflexão , outro ponto relevante é a importância de divulgar aquilo que foi escrito , é não ter vergonha de expor seu texto, é aquela escrita que é usada nos momentos