Tensões Termicas
Tensões térmicas são tensões induzidas em um corpo como resultado de variações na temperatura. É importante uma compreensão das origens da natureza das tensões térmicas, pois elas podem levar á fratura ou a uma deformação plástica indesejável. •
•
•
•
Tensões Resultantes de Restrição a Expansão e Contração de Temperatura.
Tensões Resultantes de Gradientes de Temperatura.
Choque Térmico de Materiais Frágeis.
Resistência ao Choque Térmico.
Tensões Resultantes da Restrição a
Expansão e Contração Térmica Considere um cilindro sólido homogêneo e isotrópico quando aquecido ou resfriado uniformemente (sem gradientes de temperatura) não apresenta nenhum tipo de tensão, entretanto se o movimento axial do mesmo for restringido por algum extremo rígido, tesões térmicas serão introduzidas. A magnitude da tensão, σ, resultante por efeito da mudança de temperatura de T0 a Tf será;
Em que é o modulo de elasticidade e é o coeficiente linear de expansão térmica. Tf To 0 tensão de compressão
Tf To 0 tensão de tração
Tensões Resultantes de Gradientes de Temperatura.
Quando um corpo sólido aquecido ou resfriado a distribuição interna de temperatura dependente de: tamanho, forma, condutividade térmica do material e taxa de variação da temperatura.
Tensões podem ser geradas pelo rápido aquecimento ou resfriamento do material:
Mudança de temperatura da parte exterior é mais rápida do que no interior do material Variações diferenciais nas dimensões restringem a livre expansão ou contração de parte do material no interior do corpo sólido.
Ex.: Processo de aquecimento o exterior de uma amostra está mais quente e, portanto , terá se expandido mais que as regiões internas Dessa forma são induzidas tensões de compressão na superfície, as quais são equilibradas por tensões de tração interna. As condições de tensão nas regiões interna e externa se invertem em um resfriamento rápido. Choque Térmico de Materiais Frágeis.
No caso de polímeros ou