Resumo Do Rousseau
DISCIPLINA: FILOSOFIA DO DIREITO
PROFESSOR: LUIZ VIEIRA
TURMA: 09T9A
COMPONENTES:
DENNYS, CLARISSE PORTELA, RAMARA,JEFFERSON, CATARINE, TÂNIA, DANIELE, ELAINE, NADIA.
FILOSOFIA DO DIREITO
JEAN-JACQUES ROSSEAU
TERESINA
2015
Texto da Clarisse em 1º (Falta o dela) – Copiar e colar aqui.
Uma das obras principais e mais conhecidas de Rousseau é o: contrato social. Elafoi publicada em 1762, a qual propõe que todos os homens refaçam um novo contrato social que assegure a liberdade do homem. Ele é dividido em quatro livros.
No primeiro livro em seu primeiro capítulo há um questionamento do qual seria o objeto de estudo da referida obra. Ele se indaga porque os homens nascem livres e são acorrentados no decorrer da sua vida. Apesar do questionamento feito nem ele próprio sabe ao certo qual a resposta, mas acredita que está embasada nas normas e regras impostas pela sociedade.
O segundo livro trata dos tipos de sociedade a qual a primeira é a família e essa é a única que é natural. A princípio os pais e filhos estão ligados apenas por questão de necessidade, depois que essa fase passa há uma escolha de manter ou não essa ligação. Caso ela ocorra significada que ela foi feita por pura vontade.
O terceiro capítulo discorre a respeito das pessoas fortes. Para Rousseau uma pessoa não pode ser forte o suficiente para se manter senhor o tempo todo, ocorre que em algum momento essa força se torna inferior a outra. A força é entendida como a força física e essa só se torna efetiva quando ela se transforma em obediência, algo feito por livre vontade e não por imposição alheia.
No capítulo IV, Rousseau compartilha dos pensamentos de Grócio quanto à escravidão. Chega a indagar que se um indivíduo pode alienar sua liberdade e tornar-se escravo de um senhor, por que um povo inteiro não poderia fazer o mesmo e tornar-se súdito de um rei? Para Rousseau o indivíduo vende-se em troca de subsistência. Há quem afirme que o