Resumo sobre rousseau
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
PROGRAMA DE GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL
DISCIPLINA: TEÓRIA POLÍTICA E SERVIÇO SOCIAL
DOCENTE: LOURDES DE LIMA
ROUSSEAU
NATAL-RN
2012
ROUSSEAU
Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens.
“Os frutos são para todos e a terra é de ninguém”. Para Rousseau, o início da desigualdade entre os homens se da a parti do memento em que um homem passa a apoderasse de um terreno afirmando: Isso é meu. E não encontrando pessoas que o contradigam ele torna-se proprietário único desse terreno.
O primeiro sentimento do homem foi o da sua existência e o segundo foi o de sua conservação.
Sob este aspecto, o homem aprendeu a retirar da natureza os meios que lhe garantissem sua sobrevivência, sendo o homem primitivo obrigado a lutar contra outros homens e animais para garantir sua vida. Aprendeu a compensar a falta de coisas que ele tinha que ceder a um homem mais forte.
A experiência ensinou-os que, o único impulso das ações humanas é o amor ao seu bem estar. Percebeu que a coletividade poderia fazê-lo contar com a ajuda dos outros homens e aprendeu que a concorrência fazia com que desconfiassem uns dos outros.
Na assistência mutua reunian-se em grupo ou em bandos, reunião que durava apenas até que a necessidade passasse. Em outro caso unian-se em troca de obter favores ou vantagens, fosse de forma aberta, onde todos sabiam as intenções ou não.
Quanto mais o homem esclarecia suas emoções, espiritualidades mais se aperfeiçoavam em suas habilidades.
Com a criação das primeiras formas de moradia foi estabelecido a distinção entre as famílias. Ao adquirirem uma situação menos nômade, onde não necessitassem ficar andando de um lugar para outro em busca de comida e boas condições climáticas, passaram a reuniren-se em bandos, formando em cada região uma nação particular, unida por