RESUMO Discurso sobre a Origem e fundamentos da Desigualdade entre os homens - Jean Jacques Rousseau
Ao iniciar seu discurso, trata de duas desigualdades: a desigualdade natural ou física (o mais forte, o mais velho, homem, mulher...) e a moral ou política. Porém, seu foco não é a natural, pois como o próprio nome já diz, não há o que questionar, esta possui origem natural.
Na primeira parte do discurso, Rousseau critica a ideia de Thomas Hobbes sobre: “o homem é o lobo do próprio homem”, argumentando que o homem é inocente, não possui noção de bem ou mal, e apesar de ser robusto é também dependente o que o torna fraco. Então correlaciona o homem selvagem com o social, e conclui de onde surgiu a primeira ideia de desigualdade: da transformação ou do melhor desenvolvimento de um comparado a outro.
A segunda parte de seu Discurso revela a instituição da propriedade privada como uma das causadoras da desigualdade, pelo fato de o mais forte poder se proteger melhor, ou de que as mulheres passaram a ser mais sedentárias (cuidavam dos filhos e da propriedade) etc. E então conclui comentando como tais acontecimentos deram a origem à desigualdade entre os homens: ricos e pobres, governantes poderosos e fracos, senhores e escravos.
Finalmente deduz que a desigualdade cresce com o desenvolvimento de nossas faculdade e os progressos do espírito humano.