Estudo de concentrador de tensões
A concentração de tensão de tensão deve-se ao fato de sua distribuição ser complexa em alguns corpos, como por exemplo, mudança de seções, normalmente acontecendo na menor área da seção transversal e mudanças repentinas de seção. No caso de mudança de seção podemos por ensaios determinar as tensões normais máximas na seção crítica e esses dados são representados em gráficos utilizando o fator de segurança K(razão entre tensão máxima e tensão média que agem na seção analizada) e possui influência apenas da geometria da peça, e não do material.
A análise de concentração de tensão se torna muito importante em projetos de sob fadiga.
Abaixo será mencionado um experimento de leitura de tensão máxima numa peça para possibilitar a melhoria de sua geometria
Este experimento consiste em analisar uma peça entalhada sujeita à tração axial de modo controlado e exposta á uma luz polarizada para geração de um gráfico. A Luz Polarizada é, diferentemente da luz normal, uma radiação eletromagnética que se propaga, ao atravessar um meio em apenas um plano (ver abaixo), sendo assim a luz polarizada não atende todas as direções. A luz comum se propaga em todos os planos possíveis.
Com o uso de fórmulas matemáticas conhecidas pode-se associar a cada cor observada na peça um valor de tensão a qual esta peça está submetida.
Esta associação pode ser feita por cálculos que envolvem as propriedades do material analisado, assim como suas dimensões físicas. O experimento teve como resultado o seguinte gráfico:
A figura mostra a peça tracionada e as franjas coloridas se formam apartir da passagem da luz polarizada pela superfície, indicando pontos de concentração de tensão.
Com um cálculo de conversão, utilizando propriedades ópticas do material e sua espessura, podemos corelacionar as cores com determinados valores de tensão. Os valores encontrados foram os seguintes (divididos em 4 faixas).franja de cor preta, temos: 0 ; franja de transição roxa - azul,