fadiga
COORDENAÇÃO DE ENGENHARIA MECANICA
MATHEUS MALAQUIAS BARBOZA
FADIGA
PONTA GROSSA
2013
1) CONCEITO
Fadiga é uma forma de falha que ocorre em estruturas submetidas a cargas dinâmicas e tensões flutuantes (por exemplo, pontes, aviões, e componentes de máquinas). Para estas condições é possível ocorrer falha com um nível de tensão abaixo da tensão de escoamento do material para cargas estáticas. O termo fadiga é utilizado porque esse tipo de falha ocorre depois de um longo período ao qual o material é submetido a tensões e deformações cíclicas. Fadiga é um importante fator para a falha dos materiais e estima-se que é o responsável por cerca de 90% de todas as falhas de metais, polímeros e cerâmicas (com exceção de vidros) também estão susceptíveis a este tipo de falha. Além disso, sua ocorrência é geralmente catastrófica, dado que ocorre de modo frágil, ou seja, sem deformação plástica aparente.
2) ESFORÇOS QUE CAUSAM FADIGA NOS METAIS
Os esforços que causam a fadiga são aqueles que geram as tensões cíclicas, ou seja o material é submetido ao mesmo tipo de tensão com certa regularidade o que ocasiona um certo enfraquecimento no material.
3) INÍCIO DA FADIGA A ruptura por fadiga começa a partir de uma trinca ou uma falha superficial, se propaga aumentando seu tamanho devido às solicitações cíclicas. Quando a trinca apresenta um crescimento que seja suficiente para que o material não aguente mais a carga o material se rompe repentinamente, a fratura originada pela fadiga é uma fratura fibrosa.
4) ENSAIO DE FADIGA
O ensaio de fadiga é um método utilizado para especificar os limites de tensão e de tempo de uso de um produto, peça ou elemento de máquina. É utilizado também para definir aplicações de materiais. Determina o comportamento de materiais submetidos a cargas flutuantes (ciclicas). Aplicação de cargas alternadas e o número de ciclos necessários para