Patologias Gastrointestinais
Refluxo Gastresofágico
Definição
A doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) é uma condição na qual o conteúdo do estômago (alimento ou líquido) vaza em direção contrária ao estômago para o esôfago (o tubo da boca ao estômago). Essa ação pode irritar o esôfago, causando azia e outros sintomas.
Fisiopatologia
Sua causa mais comum é a incapacidade que tem o esfíncter, de reter o conteúdo do estômago, provocando a regurgitação. Acidez elevada, bem como excessiva produção de ácido gástrico pode contribuir para a ocorrência da doença; também a síndrome de Zollinger-Ellison, hipercalcemia, esclerose sistêmica e pedras na vesícula. Acrescenta-se que a ingestão de alimentos condimentados, gordurosos, uso do fumo e álcool, mau hábito de alimentação (dormir logo após a refeição, excesso de comida) são fatores que ocasionam e pioram os efeitos do refluxo.
Manifestação Clínica
Os sintomas mais comuns são:
Sensação de que o alimento pode ter ficado preso atrás do esterno
Aumentados ao se curvar, inclinar para a frente, ficar deitado ou comer
Mais prováveis ou piores à noite
Aliviados por antiácidos
Náusea após comer
Os sintomas menos comuns são:
Tosse ou respiração ofegante
Dificuldade para deglutir
Soluços
Rouquidão ou alteração na voz
Regurgitação de alimento
Dor de garganta
Tratamento Os tratamentos para a Doença do Refluxo Gastresofágico se baseiam em reduzir a quantidade de ácido produzida ou ainda melhorar o tônus do esfíncter esofagiano para que o conteúdo gástrico não retorne. Algumas drogas usadas são:
Antiácidos: neutralizam o excesso de ácido produzido pelo estômago. Alguns medicamentos antiácidos possuem como base o hidróxido de magnésio e hidróxido de alumínio. Outros medicamentos são: carbonato de cálcio e bicarbonato de sódio. Bloqueadores do receptor H2 de histamina: reduzem a quantidade de ácido produzido. Como exemplos temos: