Trabalho sobre o surrealismo
O surrealismo foi um movimento artístico e literário de origem francesa, caracterizado pela expressão do pensamento de maneira espontânea e automática, regrada apenas pelos impulsos do subconsciente, desprezando a lógica e renegando os padrões estabelecidos de ordem moral e social.
Vanguardas
Vanguarda, derivado do francês avant-guarde, significa literalmente a guarda avançada ou parte frontal de um exército. Seu uso metafórico data de inícios do século XX, o uso anglo-americano é reservado a assuntos políticos (como “partido de vanguarda”), e o francês avant-guarde, no sentido de liderança cultural e artística.
O termo vanguarda foi deslocado para as artes pelos seus seguidores e aplicado aos movimentos artísticos que produzem ruptura de modelos pré-estabelecidos, é a relação entre formas antitradicionais de arte ou o novo nas fronteiras do experimentalismo.
Desde o século XIX, com o aparecimento da fotografia e do cinema, a arte teve que encontrar formas alternativas de representar a realidade. Nesta época ensaiam-se inúmeras experiências cheias de ousadia e originalidade, pintar realisticamente uma paisagem ou um retrato deixaram de fazer sentido e foram entusiasticamente substituídos pela fotografia.
No entanto, foi após a Guerra Mundial, que a arte, nomeadamente a pintura, vai refletir uma alteração profunda das mentalidades, forçando uma ruptura com o passado e introduzindo elementos inovadores.
Entre os movimentos vanguardistas desta época encontram-se o expressionismo, fauvismo, dadaísmo, futurismo, abstracionismo, surrealismo e cubismo.
Surrealismo
O termo surrealismo foi criado por G. Apollinaire em 1917, com o significado de “o que está acima do realismo”. Apesar disso, enquanto movimento artístico-literário, só surgiu em França na década de 1920. O surrealismo procurou superar os limites impostos à imaginação pela tradição lógica do pensamento burguês e pelas concepções artísticas