Surrealismo
Sandra Beatriz Micheletti
Professora: Solange Bochnia
Centro Universitário Leonardo da Vinci –UNIASSELVI
Artes Visuais( ART.0033) – História da Arte 10/12/2011
RESUMO
O Surrealismo foi um movimento artístico que surgiu nas primeiras décadas do século XX, influenciado pelos estudos de Freud e teve seu marco com a publicação do Manifesto do Surrealismo, assinado por André Breton em 1924, que lançou um grito de revolta, de liberdade, exaltando o maravilhoso e a imaginação, conclamando à prática da poesia e à mudança de vida. O surrealismo é a resposta dada por artistas, segundo formas e modos particulares, a um certo estado social. O objetivo dos surrealistas é liberar o homem das restrições de uma sociedade utilitária. No Brasil encontra-se traços do Surrealismo em obras de Tarsila de Amaral e Ismael Nery. Nery em 1927 de volta ao Brasil após uma viagem a França teve suas obras inspirado no surrealismo.
Palavras-chave: surrealismo, Ismael Nery.
INTRODUÇÃO
O Surrealismo surgiu por volta de 1922, foi uma das mais importantes vanguardas artísticas do século XX, onde tinha por base conceitual das teorias psicanalíticas de Sigmund Freud.
Para os surrealistas, a Arte não deveria estar vinculada à razão lógica; seu lugar de expressão não é o mundo cotidiano. Como método, apresenta imagens complexas, compostas a partir da contraposição irracional de objetos simples
No Brasil o precursor do surrealismo foi o brasileiro Ismael Nery, que não teve reconhecimento das suas obras em vida por ser inovador demais para a sociedade em que se encontrava.
SURREALISMO
Movimento artístico e literário que surge na França nos anos 20, fortemente influenciado pelas teorias psicanalíticas de Sigmund Freud, enfatiza o papel do inconsciente na atividade criativa. Defende que a arte deve libertar-se das exigências da lógica e expressar o inconsciente e os sonhos, livre do controle da razão e de preocupações estéticas ou