Trabalho sobre empresa junior
A falta de perspectivas de emprego para os jovens brasileiros vem dando a chance de pensarmos em alternativas que se caracterizam pela simplicidade e eficácia. Uma dessas opções vem crescendo no meio universitário e tem se destacado por conseguir unir a teoria com a prática, que é a empresa júnior.
Uma empresa júnior é caracterizada por ser uma associação civil sem fins lucrativos, constituída e gerida exclusivamente por alunos de curso universitário ou técnico, onde presta serviços e desenvolve projetos para diversos setores da sociedade.
Por ser composto de alunos da graduação, o preço dos serviços oferecidos geralmente são menores que os do mercado, além disso, a participação de professores orientadores garante aos projetos alto nível de qualidade.
O papel das empresas júnior é possibilitar aos estudantes a oportunidade de aprimoramento técnico através de trabalhos realizados e que dêem a eles uma visão real, possibilitando-lhes a resolução de problemas práticos e o aprimoramento pessoal/humano através do engajamento numa organização que esteja preocupada com o desenvolvimento como indivíduo.
Também, enquanto empresa de consultoria, a empresa júnior possui o papel de auxiliar e assistir aos clientes na melhoria de seu desempenho, nos aspectos de eficiência, tecnologia e no aprimoramento das relações interpessoais, em função desse papel inovador, a Empresa Júnior adquire uma grande influência sobre os clientes, sobre os alunos e as demais pessoas com as quais interage, tendo, portanto uma correspondente responsabilidade profissional e social.
Essas empresas se enquadram no terceiro setor da economia, pois estão enquadrados no setor privado e não têm por fim último o lucro, excluindo-se então do Segundo Setor. Dessa forma, acabam por ter reduzidos custos operacionais e de tributação, podendo oferecer serviços de qualidade a um custo baixo. Elas atendem principalmente o mercado das micro e pequenas