Reintegração social
1 – Identificação do projeto 1. – Título: Crescer 2. – Coordenadoria: região oeste 3. – Unidade: Carapicuíba 4. – Autores:
Andréa Aparecida de Oliveira Correa (Assistente Social)
Roseli Galhardi ( conselheira COMADI ) 5. –Contato:
Tel – 11-4183-4362
e.mail - bigdinner@bol.com.br
2- Justificativa O homem é produto do meio em que vive e é, também produto deste mundo, satisfazendo suas necessidades nas relações de trabalho, de família, nas instituições, ou seja, em sociedade. E, para ser um integrante desse meio social, precisa estar adequado a essas regras e valores sociais. Quando se desviam desses valores, passam a ser excluídos, o que muitas vezes levam-no ao encarceramento. E foi observando essa falta de valores nos atendimentos individualizados com os sentenciados que surgiu a necessidade de um trabalho em grupo.
3– Objetivos 3.1- Objetivo geral: Proporcionar aos indivíduos encarcerados subsídios que poderão auxiliá-los a refletir e reconhecer suas dificuldades pessoais e sociais, permitindo assim que modifique sua história pessoal e que se incluam no contexto social vigente. 3.2- Objetivos Específicos Provocar reflexões que possam desencadear, no indivíduo, uma melhor relação com a vida, consigo próprio e com as demais pessoas; Auxiliar o indivíduo no desenvolvimento de sua capacidade de se colocar no lugar do outro; Proporcionar espaço e apoio social / psicológico, para que o mesmo consiga resgatar e/ou fortalecer os vínculos familiares; Oferecer condições para que o indivíduo reconheça seus sentimentos positivos e negativos.
4– População-alvo Sentenciados que cumprem pena nesta unidade prisional e que tenham interesse em participar do projeto.
5– Metodologia O trabalho será realizado através de grupo operativo, com reuniões quinzenais, tendo um conjunto de dezesseis reuniões (reuniões e textos