Reintegração Social
Sociedade Educacional de Guanhães LTDA Curso de Serviço Social – Portaria, Nº641
REINTEGRAÇÃO SOCIAL DO EX DETENTO
ALVES, Raquel Bastos de Rezende1
Bacharelado em Serviço Social – FACIG
RESUMO
ESSE PRESENTE ARTIGO TEM POR FINALIDADE FAZER CONSIDERAÇÕES SOBRE O SISTEMA PRISIONAL BRASILEIRO E O PAPEL DO ASSISTENTE SOCIAL NESSA RESSOCIALIZAÇÃO.
Palavras – chave: Reintegração Social, Ressocialização, Assistente Social, Sistema Prisional.
ABSTRACT
THAT THIS ARTICLE IS INTENDED BY CONSIDERATIONS TO PRISON SYSTEM AND THE ROLE OF BRAZILIAN SOCIAL WORKER THAT RESOCIALIZATION.
Key words: Reintegration Social, Rehabilitation, Worker Social, System Prison.
1. INTRODUÇÃO
Segundo Iamamoto de acordo com o trabalho proposto de reintegração social, as possibilidades estão na realidade (...). Cabe aos profissionais apropriarem-se destas possibilidades e como sujeitos, desenvolvê-las transformando-as em projetos e frentes de trabalho.
Há muito tempo a sociedade busca formas de punir aqueles que infringem as leis e os costumes estabelecidos por um contrato social. As formas de punição sofreram variações de acordo com o período histórico. As formas de punição eram feitas em praça pública, onde o carrasco se igualava ao condenado ou até mesmo ultrapassava pelas formas de tortura. A lei de Execução Penal em suas disposições gerais versa sobre a assistência ao preso e ao internado como dever do Estado, objetivando prevenir o crime e orientar o seu retorno a convivência com a sociedade. É possível perceber que várias mudanças ocorreram nas prisões no decorrer dos anos, no entanto, verificamos que não mudou a forma como os detentos são vistos e aceitos pela sociedade na qual, todos esperam sua reintegração, embora pouco seja feito para que isto aconteça.
Por mais que as mudanças tenham sido confirmadas e relacionadas aos castigos com a garantia dos direitos humanos,