Surrealismo
O surrealismo surgiu na década de 1920 em Paris (França).
Porém o marco de início do surrealismo foi à publicação de um manifesto, feito pelo poeta e psiquiatra francês Andre Breton - Manifesto Surrealista, em 1924.
No Brasil o surrealismo começo na década de 20 e 30 pelo movimento modernista no Brasil.
Como exemplo temos as obras de Tarsila do Amaral (Amaral, Tarsila do).
Definição
A palavra Surrealismo foi criada em 1917 por Guillaume Apollinaire (1886-1918), ligado ao Cubismo, que significava idéia de algo além do real, através do qual se pretendia expressar, verbalmente, por escrito, ou de outra forma, a verdadeira função do pensamento.
O movimento surgiu na França, 1920.
Surgimento e história do movimento surrealista
O surrealismo surgiu na França na década de 1920.
Este movimento foi significativamente influenciado pelas teses psicanalíticas de Sigmund Freud, que mostram a importância do inconsciente na criatividade do ser humano.
De acordo com Freud, o homem deve libertar sua mente da lógica imposta pelos padrões comportamentais e morais estabelecidos pela sociedade e dar vazão aos sonhos e as informações do inconsciente.
O pai da psicanálise, não segue os valores sociais da burguesia como, por exemplo, o status, a família e a pátria.
O marco de início do surrealismo foi a publicação do Manifesto Surrealista, feito pelo poeta e psiquiatra francês André Breton, em 1924.
Neste manifesto, foram declarados os principais princípios do movimento surrealista: ausência da lógica, adoção de uma realidade "maravilhosa" (superior), exaltação da liberdade de criação, entre outros.
Surrealismo, movimento artístico e literário fundado pelo poeta e crítico francês André Breton.
Em 1924, Breton publicou o Manifesto surrealista em Paris, tornando-se líder do grupo que tomou este nome.
O surrealismo