Surrealismo
Sobre o ato de criar...
Freud compara o trabalho do artista, tanto à fabricação do sintoma neurótico como do sonho, que tem a função de afastar a realidade insatisfatória e buscar, concomitantemente, o amparo do mundo da imaginação, o artista seria como a criança, pois ambos criam um mundo de fantasia, impulsionadas por desejos insatisfeitos, que busca, assim, sua plena realização, mesmo que disfarçada.
Um dos seus objetivos foi produzir uma arte que, segundo o movimento, estava sendo destruída pelo racionalismo.
O poeta e crítico André Breton (1896-1966) é o principal líder e mentor deste movimento.
Um dos principais manifestos do movimento é o Manifesto Surrealista de (1924)
Surrealismo absurdo, bizarro, estranho
Surrealismo na Arte
O Surrealismo destacou-se nasartes, principalmente por quadros, esculturas ou produções literárias que procuravam expressar o inconsciente dos artistas, tentando driblar as amarras do pensamento racional. Entre seus métodos de composição estão a escrita automática.
O Surrealismo foi um Movimento fundado pelo poeta André Breton que a princípio tinha apenas expressão literária e caminhava ao lado do Dadaismo.
Éconsiderado o movimento mais forte e controverso do período entre guerras, tendo se espalhado pelo mundo inteiro e influenciado várias gerações.
O Surrealismo pretendia explorar a força criativa do subconsciente, valorizando um anti-racionalismo, a livre associação de pensamentos e os sonhos, norteado pelas teorias psicanalíticas de Freud.
O Surrealismo foi um Movimento fundado pelo poeta AndréBreton que a princípio tinha apenas expressão literária e caminhava ao lado do Dadaísmo. Posteriormente, Breton foi reunindo, em torno de si, artistas plásticos, muitos saídos do movimento Dadá (que já anunciava sua morte nos anos 20).
Uma das muitas provas de que as