Francisco goya
Beatriz de Lara
Professora Orientadora Mestre Eledir Regina do Prado Zanatta
Centro Universitário Leonardo da Vinci- UNIASSELVI
Artes Visuais/Licenciatura (turma 0043)- Socialização da Pratica educativa 14/06/2012
RESUMO
Este presente estudo tem como finidade conhecer um pouco a vida e obras de Francisco Jose Goya y Lucientes, conhecido apenas por Francisco Goya ou Goya o turbulento. Muitas vezes considerado Shakespeare do pincel. Iniciou sua carreira cedo e ao passar dos anos teve seu estilo próprio, retratou desde deuses a demônio.
Palavras-chaves: Arte. Sentimentos. Coragem.
1. INTRODUÇÃO
Francisco Goya nasceu na Espanha e faleceu na França aos 82 (oitenta e dois) anos, tentou por duas vezes entrar para Academia das Belas Artes, sendo rejeitado por duas vezes, foi por muitos anos o primeiro pintor da câmara do Rei retratou integrantes da família real,quando ficou doente, perdeu sua vivacidade e o respeito pela aristocracia, às cores ficaram mais escuras e seu pintar ficou mais livre e expressivo, muitas vezes criticado. Varias series de gravuras totalizando mais de trezentas, telas, afrescos e tapeçarias, fizeram parte de sua arte. Goya sempre quis demonstrar os sentimentos das pessoas que retratava e foi assim também que demonstrou a guerra, para ele não existia heróis apenas assassinos e assassinados.
2. O ARTISTA
Goya nasceu em Fuendetodos, Aragão na Espanha em 30(trinta) de março de 1746 (mil setecentos e quarenta e seis), filho de Jose Benito de Goya y Franque e de Gracia e Lucientes Salvado. Sua infância passou em sua cidade natal, onde morava com sua família em uma casa com o brasão da família de sua mãe. O pai ganhava a vida como dourador (Profissão que utiliza a doração, uma técnica de decoração, que utiliza uma camada finíssima de ouro sobre a superfície.) Aos 14(quatorze) anos, entrou para aprendizagem com o pintor Don José Luzan y Martinez, começou fazendo cópia de vários mestres como era de costumes