Surrealismo
Esse trabalho de literatura sobre as vanguardas europeias em especial o Surrealismo, tem como objetivo apresentar que o mesmo foi umas das principais correntes estéticas do século XX e que se caracteriza pela expressão do pensamento de maneira espontânea desprezando a lógica e os padrões estabelecidos pela sociedade.
Neste trabalho também irá constar algumas obras e seus autores principais bem como a influencia desse movimento artístico e literário não só na literatura, mas nas artes plásticas, no cinema, no teatro e como suas odeias foram absorvidas no Brasil.
O que é Surrealismo:
Surrealismo foi um movimento artístico e literário de origem francesa, caracterizado pela expressão do pensamento de maneira espontânea e automática, regrada apenas pelos impulsos do subconsciente, desprezando a lógica e renegando os padrões estabelecidos de ordem moral e social.
O termo "surrealismo" foi criado por G. Apollinaire em 1917, com o significado de "o que está acima do realismo". Apesar disso, enquanto movimento artístico-literário, só surgiu em França na década de 1920.
O surrealismo procurou superar os limites impostos à imaginação pela tradição lógica do pensamento burguês e pelas concepções artísticas vigentes desde o Renacentismo.
Alguns estudiosos afirmam que o surrealismo esteve em processo de gestação até 1924, quando surgiu o Manifeste du Surréalisme (Manifesto do Surrealismo), da autoria de Breton. Em substituição do sistema de valores que pretendiam abolir, os dadaístas e os primeiros surrealistas recorreram às teorias psicanalíticas, de recente difusão, para formular um novo pensamento poético.
Um pouco da História do Surrealismo
O movimento surrealista nasceu no início do século XX, em Paris, fruto das teses de Sigmund Freud, criador da Psicanálise, e do contexto político indefinido que marcou este período, especialmente a década de 20. O Surrealismo questionava as crenças culturais então