resenha do texto arte terapia gestaltica
Resenha do texto arte terapia gestaltica
O autor se preocupa no texto em discutir as correntes filosóficas que nortearam a psicoterapia, discutindo assim a teoria aplicada na prática da gestalt terapia, fazendo com que reflitamos nosso fazer na clinica, assim como algumas atitudes que devemos nos preocupar.
Inicialmente o autor introduz com o existencialismo, associando que a visão existencial é plástica a ponto de escolher criar o próprio destino, transcendendo limites e condicionamentos demonstrando assim que a gestalt enxerga o homem como um ser de possibilidades e não somente um produto do meio, pois o homem segundo Sartre é um eterno vir a ser pois este está constantemente refazendo e organizando a sua existência criativamente.
Tendo como base o existencialismo, é que se cria uma noção de expansão dessa consciência, para que as pessoas se apoderem de si mesmas, se tornando agente transformadores na vida, este termo é chamado awareness, onde se busca uma conscientização não só no nível mental e cognitivo, mas organísmico e por meio do vivido, esta ampliação se faz necessária para a descoberta de novas potencialidades.
O autor traz a tona o conceito de intencionalidade da consciência, onde toda consciência é consciência de alguma coisa, assim como todo objeto é objeto é objeto para um sujeito (p. 37), só fazendo sentido com o sujeito, fazendo com que se torne difícil o distanciamento total no atendimento, pois o observador tem que estar atento no que observar no cliente.
A fenomenologia busca compreender o fenômeno tal como ele é, tendo em vista que o fenômeno é aquilo que temos acesso, aquilo que se manisfeta aos nossos sentidos ou a nossa consciência, para tanto se faz necessário uma suspensão fenomenológica, para que o observador se afaste de suas pré concepções e pré conceitos almejando reduzir ao máximo a própria subjetividade do observador.
Na psicologia com o método fenomenológico, um dos objetivos é buscar o