relatório de Ensaio de Impacto
Ensaio de Impacto
Professor
1. RESUMO
No período da segunda guerra mundial foi observada a fratura nos navio Liberty e T-2 nos portos. Depois de algum tempo se descobriu que este fato ocorreu devido a concentradores de tensões (soldas) e pela baixa temperatura. Foi então que se reparou que o comportamento do aço utilizado nas embarcações tinha comportamento frágil ás temperaturas que enfrentavam em oceano aberto.
Desenvolveu-se para analisar o comportamento dos materiais em diferentes temperaturas o ensaio de impacto, que consiste em um corpo de prova (cdp) com um entalhe (concentrador de tensões) ser acertado por um pendulo ou martelo a fim de se analisar a perda de energia durante o impacto.
Com os resultados obtidos é possível traçar uma curva num gráfico energia vs temperatura, da qual podemos retirar a faixa de transição do comportamento do material através da análise do tipo de fratura encontrado.
Esta faixa de transição chamada de transição dúctil-frágil é obtida ao analisarmos os patamares de quando temos somente fratura dúctil e quando há somente fratura frágil, assim a essa faixa de temperatura entre os patamares definimos a faixa de transição.
2. OBJETIVO
Este experimento tem como objetivo analisar o comportamento do aço ASTM 23 em diferentes temperaturas através do ensaio de impacto e com os resultados plotar os pontos para obter a faixa de transição dúctil-frágil.
3. EXPERIMENTO
Foram preparados doze corpos de prova com entalhes no padrão Charpy, sendo distribuídos em seis temperaturas entre -200 °C e 200 °C.
Foram ensaiados e obtidos os diferentes valores de energia absorvida a fim de se plotar o gráfico energia vs temperatura.
4. RESULTADOS
Dados obtidos experimentalmente:
Temperatura (°C)
Energia de impacto (Joules)
Corpo de prova 1
Corpo de prova 2
Média
-196
2
2
2
-25
9
8
8,5
0
8
6
7
22
14
14
14
100
24
26
25
200
22
22
22