Comportamento estrutural de tubos PVC considerando o aumento de concentradores de tensão
COMPORTAMENTO ESTRUTURAL DE TUBOS PVC CONSIDERANDO O
AUMENTO DE CONCENTRADORES DE TENSÃO.
Pablo Bruno Paiva Leão¹*, Enio Pontes de Deus¹, Ruy José Feijó Alves¹
¹Laboratório de Mecânica da Fratura e Fadiga (LAMEFF) - Departamento de engenharia metalúrgica e de materiais – UFC - CE (pbpleao@hotmail.com)
Resumo - Cloreto de polivinila, mais conhecido como PVC, é um material com inúmeras qualidades, dentre elas podemos citar: auto-extinguível, inerte e reciclável; portanto é menos prejudicial ao meio-ambiente. Este material é amplamente aplicado em setores de construção civil como tubos, conexões, fios, etc. Os tubos utilizados neste estudo sustentam cargas axiais de compressão para respostas das superfícies internas de armazenamento de águas pluviais e para casos de infiltração que possam gerar concentradores de tensão. Nesta experiência, foi possível analisar o comportamento estrutural do tubo de PVC, sem e com a existência de 1, 2 e 3 orifícios radiais e equidistantes nas paredes dos tubos, a fim de que este responda as cargas axiais. As diferentes estruturas tiveram seu comportamento investigado através de simulação computacional, utilizando-se um código de calculo internacionalmente conhecido, verificando-se com este as concentrações de tensões ao redor dos orifícios e nas extensões das paredes dos tubos, com carga axial compressiva. Também, realizou-se um estudo experimental através de amostras de PVC, sendo estes submetidos a cargas uniaxiais. O estudo comparativo é aprofundado.
Palavras-chave – Modelagem computacional, concentração de tensão, PVC.
Introdução
O policloreto de vinila, mais conhecido como PVC, é um material com inúmeras qualidades, dentre elas: autoextinguível, inerte, inteiramente reciclável e é o único plástico que não é totalmente originado do petróleo, formado por dois recursos minerais o sal (57%) e óleo (43%) [1]; portanto é menos prejudicial ao meio-ambiente.
Este