Solução para a resistencia à corrosão
1,11 A natureza da corrosão
Ataque corrosivo é o resultado do processo de uma reação química na interface entre o material e o ambiente associado. Na sua forma mais simples que pode ser considerada em termos de uma reação em massa normal, com a energia livre para a reação, e a atividade termodinâmica (concentração) dos reagentes para fornecer a força motriz para o processo, eliminando a estabilidade do sistema determinista.
A taxa real a que o processo de corrosão ocorre, ou seja A reação cinética, é controlado pelas taxas às quais os mecanismos de transporte operam dentro dos reagentes a uma interface comum e dentro do produto de corrosão desenvolvido entre eles.
A reação de corrosão é ditada pela natureza química do ambiente e para a concentração eficaz de espécies reativas, maiores ou menores . Em alguns casos, a presença de corrosão por ácidos de oxigénio necessita do grau de arejamento do sistema, isto é ,a concentração de oxigénio que pode haver na corrosão irá determinar a existência ou não de controladores.
No que diz respeito ao material a ser corroído, a composição global não indica necessariamente a atividade global de elementos individuais em solução.
A estrutura de uma liga metálica, por exemplo, pode ser muito heterogênea, com várias fases diferentes presentes, cada uma das diferentes composiçoes e distribuídos em formas diferentes. Fases individuais dentro dos proprios metais podem ser não-uniformes, os sítios mais reativos a serem associadas ao transtorno, buscando como contornos de grão e defeitos estruturais produzidas pela deformação mecânica (deslocamentos).
Embora a corrosão é, por vezes,Considerado apenas no contexto, de materiais metálicos, no sentido mais geral de deterioração dos materiais através da reação com a ambiente, de modo que inclui o comportamento de cristais, de sólidos iónicos, os polímeros, betão, etc, em uma gama de ambientes, incluindo eletrólitos e Nonelectrolytes, metais