Espectroscopia de impedância para avaliar o efeito do molibdato de sódio incorporado no concreto
1504 palavras
7 páginas
Espectroscopia de impedância para avaliar o efeito do molibdato de sódio incorporado no concretoRem: Revista Escola de Minas vol.61 no.3 Ouro Preto July/Sept. 2008
Introdução
O concreto armado tem cada vez mais despertado interesse científico e tecnológico, principalmente no que se refere a sua melhoria e inovação, seja pela utilização de novos materiais ou pelo estudo da corrosão para evitar a deterioração das estruturas. Dessa forma, têm-se intensificado os estudos da corrosão em concreto armado, sendo que a maior dificuldade está em detectar o início da corrosão na armadura. Uma das causas de degradação do concreto armado e sua posterior corrosão da sua armadura é a sua exposição a ambientes industriais.
Existem métodos para inibir a corrosão das estruturas e prolongar a vida útil da mesma. Um desses métodos é o emprego de aditivos junto ao concreto, como o molibdato de sódio, que é um inibidor orgânico.
2. Materiais e métodos
O concreto foi confeccionado utilizando cimento Portland CPII Z 32, agregado miúdo de areia quartzosa. O agregado graúdo utilizado foi brita 0. O traço utilizado foi 1:2:1:0,60 (cimento: agregado miúdo: agregado graúdo: relação água/cimento).
Os corpos-de-prova foram moldados na forma prismática com dimensões de 10,5 cm x 20 cm x 2,5 cm e foram armados com malha de 5 x 5 cm de aço CA-50. As extremidades laterais e os fios da tela foram protegidos com resina epóxi para evitar a corrosão. A espessura do cobrimento de concreto foi em torno de 11,25mm e a área de exposição da tela de aço no interior do concreto foi de 52,3 cm².
O inibidor de corrosão molibdato de sódio (Na2MoO42H2O) foi utilizado nas concentrações de 0%, 1%, 2% e 4% em relação à massa de cimento, sendo incorporado na água de amassamento durante a mistura. Os corpos-de-prova foram levados para a câmara úmida para a cura por 28 dias.
O meio agressor utilizado, nos ensaios de corrosão, foi uma solução de água destilada, ácido sulfúrico (H2SO4) + ácido nítrico (HNO3)