Formas de corrosão
Alunos: Alex Gomes, Erik de Lima, Lucas Pereira.
Professor: André Von-Held
Disciplina: Corrosão
Tuma: POM 371
Data de entrega: 08/05/2012
Corrosão
Corrosão é definida como a deterioração de um material, geralmente metálico, por ação química ou eletroquímica do meio ambiente associada ou não a esforços mecânicos. A deterioração causada pela interação físico-química entre o material e o seu meio operacional representa alterações prejudiciais indesejáveis, sofridas pelo material, tais como desgaste, variações químicas ou modificações estruturais, tornando-o inadequado para o uso.
A deterioração de materiais não-metálicos, como, por exemplo, concreto, borracha, polímeros e madeira, devida à ação química do meio ambiente, é considerada também, por alguns autores, como corrosão. Assim, a perda de elasticidade da borracha, devido à oxidação por ozônio, pode também ser considerada como corrosão; a madeira exposta à solução de ácidos e sais ácidos perde sua resistência devido à hidrólise da celulose, e admite-se este fato como corrosão da madeira.
Os problemas causados pela corrosão são comuns e ocorrem nas mais variadas atividades, como por exemplo nas indústrias química, petroquímica, naval, nos meios de transportes aéreo, ferroviário, metroviário, marítimo, rodoviário e nos meios de comunicação, como na odontologia. Ao se considerar o emprego de materiais na construção de equipamentos ou instalações é necessário que estes resistam à ação do meio corrosivo, além de apresentar propriedades mecânicas suficientes e características de fabricação adequadas.
Dependendo do tipo de ação do meio corrosivo sobre o material, os processos corrosivos podem ser classificados em dois grandes grupos, abrangendo todos os casos de deterioração por corrosão: * Corrosão Eletroquímica; * Corrosão Química.
Corrosão Eletroquímica
Os processos de corrosão eletroquímica são mais frequentes na natureza e se caracterizam