formas de corrosão
CURSO DE ENGENHARIA DE PETRÓLEO
TIPOS DE CORROSÃO
ADRIANO FREIRE
INGRID MAIA
STEPHANIE NEGRI
RIO DE JANEIRO
2014
Sumário
1-INTRODUÇÃO
É de extrema importância o estudo da corrosão, pois está presente no nosso dia-a-dia, já que são inúmeros os compostos metálicos que utilizamos. E esse estudo se torna mais importante quando olhamos pelo âmbito financeiro e de segurança, principalmente se levarmos em conta grandes empresas e/ou plataformas de petróleo.
Entre os custos temos: os custos com troca de peças e equipamentos que sofreram com a corrosão, incluindo a energia e a mão-de-obra, os custos e a manutenção dos processos de proteção e ate a paralização de trabalho para a limpeza de peças ou equipamentos pelo prejuízo material que este pode causar ao meio ambiente e principalmente a vida.
2-DEFINIÇÃO DE CORROSÃO
A corrosão pode ser definida de diversas formas seja como um processo natural resultante da inerente inclinação dos metais de voltar a sua forma mais estável, ou ainda como a deterioração de um material, geralmente metálico, por ação eletroquímica ou química do meio ambiente, associada ou não a esforços mecânicos. É um processo espontâneo, pois está frequentemente transformando os materiais metálicos em óxidos e sulfetos metálicos, assim como em seu estado inicial decomposto.
Ou seja, esse processo é o inverso do processo que possibilita a extração desses metais pela natureza, já que a retirada do metal a partir de seus minérios ou de outros compostos faz o caminho inverso ao da corrosão, que oxida o metal tornando assim parecido ao momento de sua obtenção na natureza.
Atualmente considera-se corrosão, a deterioração de qualquer tipo de material, tais como borracha, concreto, polímeros ou madeiras devido à ação do meio ambiente.