Trabalho Renatão de Formas de Corrosão
756 palavras
4 páginas
Formas de CorrosãoOs processos de corrosão são considerados reações químicas heterogêneas (que não se misturam) ou reações eletroquímicas que se passam geralmente na superfície de separação entre o metal e o meio corrosivo.
Todas reações químicas considerando-se como oxi-redução (oxidação e redução), consiste em ceder ou receber elétrons, o processo de corrosão pode-se considerar como reação de oxidação dos metais pois ele age como redutor, cedendo elétrons que são recebidos por uma substância, o oxidante existente no meio corrosivo.
A corrosão é um tipo de deterioração que pode ser facilmente encontrada em obras metálicas. O aço oxida quando em contato com gases nocivos ou umidade, necessitando por isso de cuidados para prolongar sua durabilidade.
A corrosão é um processo que produz alterações prejudiciais e indesejáveis nos elementos estruturais. Sendo o produto da corrosão um elemento diferente do material original, a liga acaba perdendo suas qualidades essenciais, tais como resistência mecânica, elasticidade, ductilidade, estética e etc. Em certos casos quando a corrosão está em níveis elevados, torna-se impraticável sua remoção, sendo portanto a prevenção e controle da melhor forma para evitar problemas.
Concluindo-se que a corrosão é um modo de destruição do metal, podendo ocorrer em diferentes formas.
Quais os tipos ou as formas de Corrosão?
As formas ou tipos de corrosão podem ser apresentadas pela sua aparência ou forma de ataque e as diferentes causas da corrosão e seus mecanismos. Assim podemos ter corrosão segundo:
* Sua morfologia;
* Causas ou mecanismos;
* Fatores mecânicos;
* Meio corrosivo;
* Localização do ataque.
Segundo a caracterização da morfologia auxilia bastante no esclarecimento do mecanismo e na aplicação de medidas adequadas de proteção, abaixo iremos conhecer as características fundamentais das diferentes formas de Corrosão.
* Uniforme: a corrosão se processa em toda a extensão da superfície, ocorrendo perda uniforme de