Linguagem c
2.2.1. O ambiente de desenvolvimento
O C++ Builder tem um ambiente de desenvolvimento integrado, com as ferramentas necessárias para a criação dos mais variados programas. Para o desenvolvimento de aplicações serão usados basicamente, formulários, alguns componentes e suas
propriedades, "units", e bibliotecas. Project unit unit1.cpp project1.cpp unit1.h unit1.dfm unit1.obj project1.obj project1.res project1.bpr project1.exe Os aquivos que fazem parte do projeto, de um programa em C++ Builder, são:
form
Um programa escrito em ANSI C é representado por um arquivo que contém o código fonte e possui extensão “ (nomearquivo.c). No C++ Builder o código fonte é escrito .C” dentro de uma unit e o arquivo gravado possui a extensão ".cpp". O projeto também tem extensão “.cpp”, e pode conter uma ou mais units, e um ou mais formulários (forms). Ao ser compilado é gerado um arquivo executável com a extensão “.exe”. O arquivo com extensão “.h”, armazena as definições dos recursos usados pela unit, e o arquivo com extensão “.dfm”, contém os recursos usados pelo programa.
Os arquivos “.cpp” são criados pelo programador, e os demais arquivos são criados automaticamente pelo compilador. Os aquivos destacados em negrito fazem parte do
programa fonte, e serão necessários toda a vez que for preciso modificar o programa. Os demais são gerados a cada compilação.
2.2.2. A interface de desenvolvimento
Quando se inicia a criação de um programa (opção new aplicattion do menu), são apresentados ao usuário, a janela do formulário (form), a barra de componentes (component palette) e a barra de propriedades e eventos (object inspector).
3.2.2.1. Barra de Componentes
A barra de componentes apresenta todos os elementos que podem ser adicionados a um formulário, para a criação de um programa.
2.2.2.2. Formulário (form) O formulário (form) é a janela que irá receber os componentes (botões, edits, etc) que irão operar sobre o programa.