Português Estruturado
Para estudar a construção de algoritmos e a lógica da programação geralmente utilizamos um código que não pode ser executado pelos computadores.
Utilizaremos o que é chamado de pseudocódigo, também conhecido como Português Estruturado ou Portugol.
Para que o algoritmo possa ser executado por uma máquina é importante que as instruções sejam corretas e sem ambigüidades. O português estruturado é, na verdade, uma simplificação extrema do Português, limitada a umas poucas palavras e estruturas que têm um significado muito bem definido. Ao conjunto de palavras e regras que definem o formato das sentenças válidas chamamos sintaxe da linguagem. Apesar do Português Estruturado ser uma linguagem bastante simplificada, ela possui todos os elementos básicos e uma estrutura semelhante à de uma linguagem típica para programação de computadores.
Exemplo:
Algoritmo em Português Estruturado var idade: inteiro inicio escreva "Qual a sua idade?"; leia idade; se idade < 25; escreva "Puxa, você é muito jovem!"; senao se idade >= 25 e idade < 50 escreva "Você é uma pessoa madura."; senao escreva "Você é uma pessoa experiente"; fimse fim Características das construções em Português Estruturado: 1. Todas as construções em Português Estruturado têm um fluxo de controle de entrada no topo e um fluxo de controle de saída na base, garantindo o encaixe de uma construção na outra. Por exemplo, a sequência pode encaixar na repetição. 2. As três construções são suficientes para descrever qualquer processo, inibindo a utilização de construções desnecessárias como o GOTO (vantagem em conformidade com a programação estruturada). 3. Usamos precisamente as mesmas construções (sequência, repetição, decisão ou condicional e suas combinações) para definir dados no Dicionário de Dados.