Ciencias dos Materiais
Propriedade térmica refere-se à reação de um material aplicado ao calor. Na medida em que o material absorve energia na forma calor, sua temperatura, dimensão e energia interna aumentam.
Objetivo
Ser capaz de definir capacidade calorífica, calor específico e condutividade térmica, entender os mecanismos de transportes de calor em sólidos por elétrons livres e vibração de rede, conhecer as principais propriedades térmicas dos materiais.
Capacidade térmica ou calorífica
A capacidade calorífica de um material é a quantidade de energia absorvida para provocar a variação de temperatura do mesmo. Esta propriedade indica a habilidade do material de absorver calor ao seu redor, apresentando a quantidade de energia necessária para produzir um aumento unitário na temperatura.
Na matemática:
C(cal/mol.K) = Dq / Dt
Onde: C = capacidade calorífica;
Dq = energia necessária para produzir uma variação na temperatura;
Dt= variação da temperatura absoluta.
O calor específico © usado algumas vezes representa a capacidade calorífica por unidade de massa do material (cal/g.K).
No entanto existem duas maneiras pelas quais essa propriedade pode ser medida. Uma é quando o volume da amostra se mantém constante Cv; a outra se aplica a uma pressão constante externa, Cp.
Capacidade calorífica vibracional
A principal forma de assimilação de energia térmica dos sólidos é o aumento na energia vibracional dos átomos, eles estão vibrando constantemente em frequências muito altas e com amplitude relativamente baixa. As vibrações estão coordenadas de tal modo que são produzidas ondas que se propagam pela rede, essas ondas podem ser consideradas sonoras ou elásticas, e se propagam na velocidade do som.
(figura19. 1)
A energia térmica vibracional para um material consiste em varias ondas elásticas, com uma faixa de distribuições e frequências, mas só alguns valores de