Ciências dos materiais
Objetivos da Unidade: Oferecer ao aluno um embasamento conceitual que lhe permita selecionar o material mais adequado para uma determinada aplicação, de modo a atender às características de desempenho esperadas, tanto no que se refere às características de serviço quanto de processamento destes.
Competência: Espera-se que os alunos ao cursarem esta disciplina, tenham já adquirido uma boa compreensão dos fundamentos de Cálculo, Física e Química.
Habilidades: ser capaz de tomar decisão com relação aos materiais mais adequados, raciocinar de forma lógica, criativa e analítica no que tange a resolução de problemas em materiais.
Temas (ou assunto a ser discutido na aula):
Unidades 1 – Introdução à ciência e engenharia de materiais
1.1 Perspectiva histórica
1.2 Ciências e engenharia de materiais
1.3 Classificação dos materiais
1.4 Materiais avançados
1.5 Necessidade dos materiais modernos.
1.1 - Introdução:
Os materiais estão presentes ao nosso redor, estão engajados em nossa cultura e presentes em nossa mais ampla existência. A prova disso é a relação intima entre os materiais e a ascensão do homem primitivo. Tal relação acabou intitulando várias épocas de nossa civilização: a Idade da Pedra, a do Bronze e a do Ferro. E de uma maneira mais abrangente se pensarmos no gelo como material, o mesmo deu nome para uma das eras mais importante que foi a “Era do Gelo”. Os primeiros homens tiveram acesso a apenas um número bem limitado de materiais, aqueles encontrados na natureza de forma superficial como: madeira, argila, peles e outros. Com o tempo, eles descobriram técnicas para a produção de materiais que tinham propriedades superiores àquelas dos materiais naturais (superficiais); esses novos materiais incluíam as cerâmicas e vários metais. Além disso, foi descoberto que as propriedades dos materiais podiam ser alteradas através de tratamentos térmicos e pela adição de outros materiais. Ocorrendo de