ciencias dos materiais
CIENCIAS E ENGENHARIA DOS MATERIAS
Renata Miyamoto Piccini Lopes – Engenharia de Produção
1) Defina ciências dos materiais. Explique a diferença entre os termos ciências dos materiais e engenharia dos materiais?
Ciências dos materiais envolve a investigação das relações que existem entre as estruturas e propriedades dos materiais.
A diferença entre ciencias e engenharia é que a ciencias investiga e a engenharia cria um novo produto ou sistemas usando matérias já existentes, faz o projeto e executa.
2) Por que estudar ciencias e engenharia dos materiais?
Temos que estudar porque quando for elaborar um projeto precisamos qual material usar qual a resistência, ductilidade para definir qual é o mais acessível e econômico para aquelas condições, como exemplo podemos usar um projeto elétrico no qual devemos saber o qual material usar para que não haja um curto e na produção para que seja projetado maquinas com material que seja frágil ou até mesmo não corte o material.
3) Como os materiais são classificados? Cite descobertas e aplicações para cada classe de material?
Metais: são rígidos e resistentes e ainda assim dúcteis, resistentes a fraturas responsável pelo amplo uso de aplicações estruturais.
Ceramicas: são rígidos e resistentes, tipicamente duras, ausência de ductilidade e altamente isolantes à passagem de calor e eletricidade, sendo assim mais resistentes a altas temperaturas.
Polímeros: Familiares ao plástico e borracha, possuem baixa densidade, não são tão rígidas, resistentes, dúcteis e flexíveis, tem como desvantagem a amolecer e/ou decompor em temperaturas modestas.
Compósitos: composto por duas ou mais matérias individuais sejam: metais, ceramicas e polimeros, consiste em atingir uma combinação de propriedades que não são exibidas para qualquer material isolado.
Semicondutores: são intermediários entre os condutores elétricos e os isolantes, tornando possível os adventos dos