Iconografia e Iconologia de panofsky
ICON O LO G I A E I CO N O G R A F IA
U M A I NTR O D UÇÃO AO ESTU DO DA ART E DO RENA S C IMENTO
!
!
!
!
!
!
!
!
Índice
!
!
!
RESUMO
I.Introdução ______________________________2
II.Resumo do Capitulo I ____________________3
III.Biografia do Autor ______________________7
IV.Conclusão _____________________________8
V.Bibliografia _____________________________9
!
!
!
Página 1
FBAUL 2013-2014
I.
!
Introdução
Este trabalho tem como seu objectivo a exploração e desenvolvimento dos conceitos ‘’Iconografia’’ e ‘’Iconologia’’.
Pretende um melhor esclarecimento sobre esses mesmo conceitos apresentados e estudados por Panofsky no primeiro capitulo do seu livro ‘’ O Significado nas Artes Visuais’’.
Sendo um crítico e historiador, Erwin Panofsky, é um dos mais renomeados críticos de nosso tempo. Deste modo foi proposto um trabalho resumido, com o intuito de perceber o significado de
Iconografia e Iconologia.
Panofsky reconstitui magistralmente os nexos entre a obra de arte e o contexto em que ela surge, transformando assim a história da arte numa disciplina dinâmica e fecunda. Especial atenção merecem os ensaios dedicados ao abade Suger de Saint Denis e a Alberto Dürer e, naturalmente, o ensaio sobre iconografia e iconologia, conceitos que o próprio Panofsky introduziu nos estudos sobre arte.
Este trabalho começa com uma contextualização do tema, esclarecendo as ideias do autor, desenvolve-se para um resumo do capitulo em questão, envolvendo as varias etapas do método iconológico, de seguida concluindo com uma explicação final um pouco mais breve.
!
Página 2
FBAUL 2013-2014
II. Resumo do Capitulo I
!
!
Neste capitulo, nesta obra literária de Panofsky, são-nos explicadas as diferenças entres os conceitos de iconografia e iconologia.
O primeiro termo têm proveniência grega da palavra: “iknos”, este é um termo arquitectónico que significa planta do pé, este conceito
era