Ficha de leitura do capítulo: “Iconografia e Iconologia: uma introdução ao estudo da arte da renascença”, do livro de Erwin Panofsky “O significado nas artes visuais”
Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa
Ano
2013/2014
Disciplina:
História de Arte I
Curso:
Pintura
Primeira Prova Obrigatória: Ficha de Leitura
Ficha de leitura do capítulo: “Iconografia e Iconologia: uma introdução ao estudo da arte da renascença”, do livro de Erwin Panofsky “O significado nas artes visuais”, Lisboa: Presença, 1989.
Data:
29 de Outubro de 2013
Aluno n.º 7446
Nome:
Mário Veríssimo de Almeida
1. Introdução
O presente trabalho versa sobre o desenvolvimento do método iconológico de Erwin Panofsky descrito no capítulo: “Iconografia e Iconologia: uma introdução ao estudo da arte da renascença”, do livro “O significado nas artes visuais”, no qual Panofsky diferencia os conceitos de iconografia e iconologia, conceitos que o próprio Panofsky criou e introduziu nos estudos sobre arte. Inicia-se com uma breve biografia, à qual se segue uma contextualização do referido capítulo na obra do autor, e posteriormente é feito um resumo do mesmo, concluindo com uma leitura crítica.
1.1. Biografia
Erwin Panofsky é um dos mais brilhantes teóricos de história da arte.
Foi um crítico e historiador da arte alemão, um dos principais representantes do chamado método iconológico.
Nasceu a 30 de Março de 1892, na cidade alemã de Hannouver. Formou-se nas Universidades de Munique, Berlim e Friburgo onde foi discípulo de um grande historiador de arte alemão, de nome Aby Warburg, o qual ficou célebre pelos seus estudos sobre o ressurgimento do paganismo no renascimento italiano.
Panofsky concluiu o seu doutoramento em 1914, na Universidade de Friburgo, com uma tese sobre o pintor alemão Albercht Dürer.
No ano de 1916 casou-se com Dora Mosse, também ela historiadora de arte.
Entre 1920 e 1933 deu aulas de História da Arte em várias Universidades, e foi ganhando reconhecimento como crítico e historiador, publicando vários estudos e ensaios.
Com a chegada do regime nazi,