Ficha de leitura do Erwin Panofsky
do capítulo
“Iconografia e a Iconologia: uma introdução ao estudo da arte na renascença”
do livro
“O Significado nas Artes Visuais” de Erwin Panofsky
Disciplina História da Arte
Susana Silva Fernandes Esteves Nº7191
Escultura 2013-2014
1ºano 1ºsemestre
FBAUL
Novembro 2013
Indíce
I Introdução
II Desenvolvimento
III Conclusão
IV Bibliografia
I. Introdução
Este trabalho proposto pela disciplina de História de Arte tem como objectivo a análise do capítulo “Iconografia e a Iconologia: uma introdução ao estudo da arte na renascença” do livro “O Significado nas Artes Visuais” de Erwin Panofsky.
Erwin Panofsky no ano de 1955 publicou o livro The Meaning in the Visual Arts, que posteriormente, no ano de 1989 foi traduzido para a língua portuguesa como O Significado nas Artes Visuais. Esta obra é o resultado de reflexões e ensaios, cujos temas vão desde a teoria das proporções, uma abordagem à alegoria da prundência de Ticiano, Vasari, Abade Suger, Albrecht Dürer entre outros.
Neste livro Panofsky reconstitui as ligações entre a obra de arte e o contexto em que ela se insere, transformando assim a história de arte numa disciplina dinâmica e próspera. Este autor, historiador e pensador que através dos seus estudos dá a conhecer novas visões sobre a arte e novos métodos de análise como por exemplo o seu profundo e extenso estudo sobre a iconologia e iconografia, conceitos criados e explorados por ele.
Erwin Panofsky, critico e historiador de arte nasceu em Hannover no ano de 1892 e tornou-se um dos principais representantes do chamado método iconológico desenvolvendo profundamente a sua tese e explicando-a detalhadamente no meu objecto de estudo, o livro O Significado nas Artes Visuais. Foi também discípulo de Aby Warburg, grande historiador de arte alemão, célebre pelos seus estudos sobre o ressurgimento do paganismo no