Iconografia
Renascimento ” do livro de Erwin Panofsky
Trabalho realizado por:
Francisco Ogando dos Santos
Nº 7782 Design Equipamento
Índice
Introdução
O escritor Erwin Panofsky nasceu na Alemanha, em Hanôver, no ano de 1892. Em 1914 graduou-se na Universidade de Friburgo com uma tese sobre o pintor alemão Albrecht Dürer. Casou-se com Dora Messe, em 1916, que era uma historiadora de arte.
Escreveu a sua primeira grande obra Ideia: uma contribuição para a história das ideias na história da arte, em 1924. Esta obra examinava a história da teoria neo-platónica na arte.
Foi professor na Universidade de Hamburgo de 1921 até 1933, e devido à tomada de poder pelos nazis e também à sua ascendência judaica, acabaria por abandonar a Alemanha nesse mesmo ano de 1933,. Foi para os Estados Unidos da América, onde se tornou professor de Estudos Avançados na Universidade de Princeton ,desde 1935 até 1962, ano em que acabaria por morrer, em Princeton.
Este capítulo em estudo, Iconografia e iconologia: uma introdução ao estudo da arte do Renascimento, faz parte do livro de Erwin Panofsky “O Significado nas Artes Visuais”. Obra esta que
[Desenvolvimento]
A iconografia é o ramo da história da arte que se ocupa do significado das obras de arte, em oposição à sua forma.
Quando um conhecido me saúda na rua levantando o seu chapéu, eu imediatamente identifico esta configuração como um objecto ou pessoa, e a mudança de pormenor como um evento, por exemplo levantar o chapéu, leva a que eu ultrapasse os limites da percepção estritamente formal e entre numa primeira esfera do asssunto ou significado. A este significado a que chamá-lo-emos de significado factual, é uma natureza elementar e facilmente compreensível que é apreendido pela simples identificação de certas