Iconografia
FICHA TÉCNICA:
Autor: Jan Gossaert
Tema: Adoração dos magos
Título: “The Adoration of the Kings”
Data: 1510-1515
Matéria: Óleo sobre madeira
Dimensões (cm): 177.2 x 161.8
Origem: Flandres
Museu/Instituição: National Gallery, Londres
ANÁLISE ICONOGRÁFICA:
A obra em análise é um óleo sobre madeira do século XVI, tendo como tema a adoração dos magos, sendo este referenciado no Evangelo segundo Mateus. O seu autor é Jan Gossaert, também conhecido como Jan Mabuse.
Destaca-se a riqueza das cores e tons, estando algumas das figuras principais, tal como os três magos, escoltadas de luxuosas vestes, prestando adoração a Cristo recém-nascido.
No centro encontra-se Maria, segurando Cristo ao colo, de manto azul escuro representando a sua virgindade.1 À sua esquerda é possível identificar um dos reis magos devido às suas luxuosas vestes e pelo ouro segurado nas suas mãos em forma de presente. Esta representação é uma das primeiras onde um dos três magos, Baltasar, é representado de pigmentação escura, referenciado as suas origens africanas, e também das primeiras representações de cada mago como uma fase da vida do Homem: juventude, idade adulta, e a velhice.
À imediata direita do menino, ajoelhado em forma de respeito, encontra-se o segundo mago Gaspar, representando a velhice, e à sua direita o terceiro, Belchior, representando a idade adulta.
Baltasar, à esquerda, presenteia Cristo com mirra2, para um profeta. Gaspar oferece um cálice de ouro contendo moedas de ouro, para um rei. Finalmente, Belchior coloca olíbano3 num recipiente dourado ricamente ornamentando, para um sacerdote.
Pela esquerda, entre Baltasar e Maria, encontra-se José de barbas cinzentas e robe vermelho, em contraste com as vestes azuis escuras de Maria. Nove anjos, representando as noves ordens angelicais, voam por cima do menino e os seus convidados. Imediatamente abaixo da Estrela de Belém, um pássaro simboliza o Espírito Santo.
A principal fonte de