Alimentos Ultraprocessados
CURSO DE TECNOLOGIA EM ALIMENTOS
LARISSA HIKARI FUJII
ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS
Londrina
16 de dezembro de 2013
LARISSA HIKARI FUJII
A - 23
ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS
Trabalho realizado para a matéria de
Metodologia de Pesquisa, Profº Alexandre Feldman, Universidade Federal do Paraná – UTFPR, Londrina.
Londrina
16 de dezembro de 2013
ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS
RESUMO: O presente trabalho tem como finalidade apresentar a atual alimentação da população do qual consiste, muitas vezes, em apreciação do sabor, aroma e aparência, porém, sabe-se que é pobre em nutrientes necessários para o organismo e até podem ser considerados causadores de doenças como hipertensão, obesidade, aumento do colesterol ruim, ataque cardíaco, diabetes. No entanto, os consumidores são atraídos pela praticidade, propaganda e baixo custo, sendo uma das opções consideradas “melhores”. Segue então, a classificação destes alimentos como minimamente processados, ingredientes culinários e alimentos ultraprocessados. Onde até mesmo os alimentos “integrais” entram nesta última classificação.
1 - INTRODUÇÃO
A cada dia, a humanidade vem evoluindo em seus aspectos físicos e psicológicos, tornando-se mais eficiente em suas tarefas e deveres. Nisto, inclui-se a alimentação que juntamente com os períodos de evolução do ser humano tem sofrido alterações, como por exemplo, o processo de conservação dos alimentos, antes, utilizado sal e banha, hoje, há o auxílio dos eletrodomésticos e conservantes.
Com a necessidade em economizar tempo e dinheiro, a indústria alimentícia desenvolveu um produto ao qual poderia satisfazer seus clientes nos aspectos de praticidade, sabor e baixo custo: os alimentos ultraprocessados. Assim, mudou os hábitos de boa parte da população ao qual foi inserindo-os na dieta diária.
2 - DESENVOLVIMENTO
De