Guia alimentar
JUCA LEITE BRAGA DE LIMA
Diferenças entre o guia alimentar de 2006 para o de 2014
Maceió-2014
O novo Guia Alimentar para a População Brasileira
O Ministério da Saúde abriu consulta pública no último dia 10 de fevereiro para receber comentários e sugestões que aprimorem o novo Guia Alimentar para a População Brasileira. O documento de 80 páginas e fartamente ilustrado se encontra disponível no portal do ministério Sugestões podem ser enviadas até o dia 07 de maio de 2014.
O novo guia*, desenvolvido com o apoio do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo e da Organização Pan-Americana da Saúde, substitui o guia oficial anterior**, publicado em 2006. Sua preparação incluiu a realização de duas oficinas com pesquisadores, profissionais de saúde, educadores e organizações da sociedade civil de todas as regiões do Brasil.
Baseado nas mais recentes evidências científicas, mas elaborado em uma linguagem que procura ser acessível ao grande público, o novo guia se dirige tanto às pessoas e às famílias diretamente quanto aos profissionais de saúde e educadores que cuidam de nossa população.
O novo Guia traz recomendações e orientações para promover a saúde e o bem-estar de toda a população e para prevenir tanto a desnutrição, em forte declínio no país, quanto enfermidades em ascensão, como a obesidade, diabetes e outras doenças crônicas relacionadas à alimentação.
Novo Guia Alimentar para a População Brasileira (versão para consulta pública). Ministério da Saúde, 2014
Uma importante característica do novo Guia é a distinção feita entre alimentos (essencialmente partes de plantas ou de animais. São não processados quando não sofrem alterações após sua separação da natureza) e produtos alimentícios, entre produtos alimentícios utilizados como ingredientes culinários (óleos,