ALIMENTOS PROCESSADOS E ULTRAPROCESSADOS
O que é Alimento Processado?
Alimentos processados são fabricados pela indústria com a adição de sal ou açúcar ou outra substância de uso culinário a alimentos in natura para torna-los duráveis e mais agradáveis ao paladar. Temos como exemplo frutas cristalizadas; carne seca; sardinha e atum enlatados; extrato ou concentrados de tomate (com sal e ou açúcar).
Por que limitar o consumo de alimentos processados?
Os ingredientes e os métodos de processamento utilizados na fabricação alteram de modo desfavorável a composição nutricional. A adição de sal ou açúcar, em geral em quantidades muito superiores, transforma o alimento original em fonte de nutrientes cujo consumo excessivo está associado a doenças do coração, obesidade e outras doenças crônicas.
Além disso, a perda de água que ocorre durante a fabricação e a eventual adição de açúcar ou óleo transformam alimentos com baixa quantidade de calorias em alimentos de alta densidade calórica.
Pelas razões descritas acima, o consumo de alimentos processados deve ser limitado a pequenas quantidades. No caso do seu consumo, é importante consultar o rótulo dos produtos para dar preferência àqueles com menor teor sal ou açúcar.
O que é Alimento Ultraprocessado?
A fabricação de alimentos ultraprocessados, feita em geral por indústrias de grande porte, envolve diversas etapas e técnicas de processamento e muitos ingredientes, incluindo sal, açúcar, óleos e gorduras e substâncias de uso exclusivamente industrial.
Muitas dessas substâncias atuam como aditivos alimentares cuja função é estender o tempo de prateleira ou, dotá-los de cor, sabor, aroma que os tornem mais atraentes.
Alimentos ultraprocessados incluem vários tipos de guloseimas, embutidos e outros produtos derivados de carne e gordura animal, produtos congelados, produtos desidratados (como misturas para bolo, sopas em pó, “macarrão” instantâneo)
Como diferenciar: Alimentos Processados X Alimentos