Nutrição
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA DE NUTRIENTES E GUIAS ALIMENTARES
O GUIA ALIMENTAR DA POPULAÇÃO BRASILEIRA
DO MINISTÉRIO DA SAÚDE
ANÁPOLIS, GO
2014/2
Com a promulgação da Constituição Federal de 1988 a saúde passou a ser um direito de todos os brasileiros e dever do Estado garantido por políticas sociais e econômicas que visem redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e servços para sua promoção, proteção e recuperação. O sitema Único de Saúde (SUS), institupido pela lei 8.080 de 1990, é uma conquista da população brasileira e entende a alimentação e nutrição como fator determinante da saúde e que os entes da federação devem formular e implementar ações de alimentação e nutrição para contribuir com a saúde da população. Mais recentemente, a alimentação também foi reconhecida como parte do rol de direitos sociais previstos na Constituição, contribuindo para a garantia da segurança alimentar e nutricional da população brasileira.
A ampliação de políticas sociais na área de saúde, educação, trabalho e emprego e assistência social contribuiu com a redução das igualdades sociais e permitiu que o país crescesse de forma inclusiva. A desnutrição diminuiu nas últimas décadas e a obesidade aumentou de forma considerável coexistindo com as deficiências nutricionais. A transição do estado nutricional foi acompanhada pela mudança na dieta dos brasileiros.
O setor saúde tem um importante papel no apoio à adoção de modos de vida saudáveis, com a promoção da alimentação adequada e saudável em todos os pontos de atenção das Redes de Atenção à Saúde (RAS) e espaços públicos do território. Este guia é para todas as pessoas, individualmente e como membros de famílias e comunidades, assim como cidadãos, profissionais de saúde, agentes comunitários, e educadores e formadores de recursos humanos.
Embora o foco