Diversos
“Iconografia e a Iconologia: uma introdução ao estudo da arte da renascença”
O significado nas artes visuais, Erwin Panofsky
História da Arte I
João Maria Calvino Gaspar, nº 7700
Curso de Ciências da Arte e do Património (CAP), 1º Semestre 2013/2014
Faculdade de Belas-Artes de Lisboa
Índice
Introdução.............................................pág.2
Desenvolvimento..................................págs.3-8
Conclusão..............................................pág.9
Bibliografia...........................................pág.10
Introdução
A realização desta ficha de leitura tem como objectivo estudar e resumir um capítulo intitulado Iconografia e Iconologia: uma introdução ao estudo da arte da Renascença da obra O Significado nas Artes Visuais, de Erwin Panofsky.
Na abordagem que fiz desta obra, dividi o capítulo em duas partes principais, que estava já evidente no texto original e que te uma mais fácil compreensão se for assim feito no trabalho, tanto a nível de organização, como mais tarde, de leitura.
A primeira parte do capítulo aborda os temas da iconografia e da iconologia e explica os conceitos e a metodologia que se devem aplicar nestas disciplinas dos estudos artísticos. Na segunda parte abordam-se questões mais concretas, como uma analise às representações de temas clássicos na arte renascentista, bem como a evolução dessas representações na passagem da Antiguidade para a Idade Média e desta para a Renascença.
Erwin Panofsky nasceu em 1892 , em Hanover, na Alemanha e morreu em Nova Jérsia em 1968. Foi um crítico e historiador e é considerado um dos principais representantes do método de iconografia. Estudou nas universidades de Berlim, Munich e Freiburg, onde tirou o seu doutoramento em 1914. Foi professor nas universidades de Berlim, Hamburgo e Munich entre 1920 e 1933, onde sempre mostrou e desenvolveu o seu interesse pela iconografia. As suas