Erwin Panofsky - Iconografia e Iconologia
Ano lectivo 2013/2014
Licenciatura em Escultura
1º Ano – 1º Semestre
“Iconografia e Iconologia: uma introdução ao estudo da renascença” do livro: O significado nas artes visuais, de Erwin Panofsky.
Docente Responsável: Professor Doutor Luís Jorge Rodrigues
Gonçalves
Discente: Jéssica
Índice
Conteúdo
Biografia Sintética
Panofsky, Erwin, conhecido como "Pan"
Erwin Panofsky (30/03/1892 – 14/03/1968), foi um historiador de arte alemão. No entanto a sua carreira só cresceu quando foi para os Estados Unidos da América, depois do início do regime nazi.
Panofsky desenvolveu trabalhos que influenciaram bastante os estudos modernos da Iconografia, especialmente nos Estados Unidos.
Panofsky foi filho de Arnold Panofsky e Caecilie Solling, um casal de judeus abastados.
Panofsky foi criado em Berlin onde estudou, completando o seu Abitur (exame do secundario) em 1910.
De 1910 a 1914, frequentou a universidade de Berlin, mas também passou pelas universidades de Munique e Freiburg onde estudou Filosofia, Filologia, e História da Arte.
Na Universidade de Freiburg, Kurt Badt Levou Panofsky a assistir a uma aula dada pelo fundador do departamento de História de Arte da universidade, Wilhelm Voge. Em 1914, Panofsky escreveu a sua tese com a supervisão de Voge. Em meados de 1916 conheceu a que viria a ser a sua primeira mulher, Dorothea “Dora” Mosse (1885-1965), que também era historiadora de arte vinda de uma família rica.
Em 1920, Panofsky foi chamado para gerir o departamento de História da Arte na Universidade de Hamburgo, embora até então, Panofsky já tivesse passado pelas universidades de Berlin e Munique.
Foi exactamente durante a sua permanência em Hamburgo que os seus trabalhos mais importantes começaram a surgir.
Passado algum tempo, Panofsky foi convidado a gerir o departamento de História da Arte da recente construída Universidade de