Panofsky trabalho final
Introdução………………………………………………………………………………………………….2
Desenvolvimento………………………………………………………………………………………....3
I - Iconografia e Iconologia…………………………………...…………………………………….……3
II – O renascimento da Antiguidade Clássica – Problemas………………………………………….5
Conclusão……………………………………………………………………………………………….....7
Bibliografia……………………………………….……………………………………………………...….8
Introdução
A realização desta ficha de leitura foi proposta na disciplina de historia da Arte e pretende resumir o capítulo intitulado “ Iconografia e Iconologia: uma introdução ao estudo da Arte do Renascimento” pertencente à obra literária de Erwin Panofsky , “O significado nas Artes Visuais”.Tem como principal objectivo o desenvolvimento das ideias de Panofsky nomeadamente a clarificação dos conceitos de iconografia e iconologia e de todo o processo envolvente.
Erwin Panofsky foi um historiador de arte nascido a 30 de Março de 1892, na cidade alemã de Hannouver. Formou-se nas Universidades de Munique, Berlim e Friburgo onde foi discípulo de Aby Warburg (célebre pelos seus estudos sobre o ressurgimento do paganismo no renascimento italiano). Conclui o seu doutoramento em 1914, na última instituição referida, com uma tese sobre o pintor alemão Albercht Dürer. Depois de constituir família viajou por vários locais, levando os seus filhos a grandes museus na tentativa de lhe incutir o gosto pela pintura.
Antes de se mudar para Londres, Panofsky trabalhou para a ‘’Warburg Library’’, e é já na capital inglesa que publica o seu primeiro trabalho ‘’Idea: Ein Beitrag zur Begriffsgeschichte der älteren Kunstheorie’’ (1924) que abordava a história da teoria neo-platónica. Deu aulas de História da Arte entre 1920 e 1933 em várias Universidades, e foi ganhando reconhecimento como crítico e historiador. É durante estes anos que começa a desenvolver a ideia da iconologia e iconografia e são estes estudos que fizeram dele um dos principais representantes do método iconológico.
Em 1931, foi lhe permitido pelo