Marketing
Reconhecemos o quanto é importante, senão fundamental, que as empresas saibam a importância de se analisar o ambiente externo cada vez mais competitivo e intenso e, portanto, ter consciência da necessidade de não perder o foco, para não se tornar vulnerável e chegar ao fracasso. Segundo Henderson (1998) devem ser consideradas as condições que um setor desempenha e o gerente tem um papel importante no modelo ou cultura de sempre levar em conta os competidores, mas carece de uma forma de pensamento sistemático para avaliar seus respectivos ambientes competitivos. As organizações com cultura mais moderna, sobrevivem e buscam, constantemente, o sucesso que se renova o tempo todo, superam as crises que, frequentemente, as rodam, e testam as suas capacidades de atingir metas e objetivos, combatendo os mais diversos desafios e ameaças.
Passo 1
Empresa: Nokia do Brasil Tecnologia Ltda.
Histórico
A Nokia é uma empresa finlandesa especializada em telecomunicações e líder em fabricação de aparelhos de telefonia móvel. Em 1865, ano que foi fundada por Fredrik Idestame, era apenas uma fábrica de papéis. Logo depois, a empresa envolveu-se no negócio das botas de borrachas e armário de madeiras.
Depois, com a expansão da eletricidade na Finlândia, a fabricação de cabos cresceu consideravelmente. Então, a empresa Nokia, em 1960, criou um departamento de eletrônico de criação de cabos, abrindo caminho para uma nova era nas telecomunicações.
Em 1963, a Nokia desenvolveu um radio telefone, dois anos depois, um modem para transmissão de dados. Dessa maneira, deu um passo rumo ao mundo das telecomunicações. Já, na década de 80, se dedicou a indústria da microinformática, produção de computadores, monitores e até televisores de alta definição.
Depois de toda essa caminhada histórica, chegamos até 1981. Neste ano, foi criada, na Escandinávia, a primeira rede internacional para telefones móveis. A partir daí, a Nokia começa a apresentar inúmeras