Funcionamento da sociedade capitalista segundo emile durkhein,karl marx e max weber
EMILE DURKHEIN
Segundo Durkheim , a Sociologia, como ciência metódica, poderá descobrir as leis sociais, da seguinte forma: a verdadeira Ciência só aparece quando ocorre a perfeita separação entre prática e teoria; o fator social é sempre determinante; deve-se “despir-se” de nossos próprios valores para poder entendê-lo.
A solidariedade é a maneira pela qual as pessoas estão ligadas e unidas, havendo duas formas: a mecânica e a orgânica. A solidariedade mecânica é característica da sociedade pré-capitalista, na qual as ligações são por meio das crenças e costumes, há pouca divisão do trabalho, as pessoas se unem baseadas nas semelhanças, e a consciência coletiva é mais forte e extensiva a um número maior de pessoas, existindo maior consenso. Por outro lado, a solidariedade orgânica já é uma característica da sociedade capitalista moderna e sua principal característica é a divisão de trabalho, que causa interdependência entre os indivíduos e suas crenças, costumes ou preferências não aparecem como co-relação. Assim sendo: indivíduos desempenham funções diferentes; existe uma dependência entre as pessoas; a divisão de trabalho é a solução pacífica para a competição na luta pela vida; e há uma margem maior de liberdade para pensar e agir. Durkheim afirma que a solidariedade orgânica é superior à solidariedade mecânica, pois a primeira permite ao indivíduo usar de sua autonomia e é quando a consciência coletiva “afrouxa”.O estudioso assim mantémse em uma posição conservadora propondo reforma social, haja vista, que ele é a favor do capitalismo tendo uma opinião positiva e acreditando que o capitalismo é o caminho para o sucesso das sociedades.
KARL MARX
No que se refere ao materialismo histórico desenvolvido por Marx, este foi a corrente mais revolucionária do pensamento social, tanto no campo teórico como no da política . Marx acreditava numa transformação política, por