questoes sobre Giddes
CENTRO DE HUMANIDADES
UNIDADE ACADÊMICA DE SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA
DISCIPLINA: TEORIA SOCIOLÓGICA III
PERÍODO: 2012.2 – NÚMERO DE CRÉDITOS: 04-CARGA HORÁRIA: 60H/A
PROFESSORA: MARIA DE ASSUNÇÃO LIMA DE PAULO
Terceira Avaliação de teoria III
1-A partir dos conceitos de agência e estrutura, explique o esquema teórico de Giddens para construir a teoria da estruturação, abordando todos os conceitos e a inter-relação entre eles para formar essa teoria.
Ao iniciar a exposição dos conceitos da teoria da estruturação, Giddens começa pela divisão do funcionalismo e o estruturalismo, por um lado, da hermenêutica e das varias formas de sociologia interpretativa, por outro. Mesmo ambos possuindo semelhanças, também se contrariam. Como o pensamento funcionalista de Comte que via biologia como a ciência que fornece o modelo mais próximo e mais compatível com a ciência social. O pensamento estruturalista de Strauss foi hostil ao evolucionismo e isento de analogias biológicas. Nesse caso a homologia entre ciência social e natural é cognitiva na medida em que se supõe que cada um expressa características similares da constituição global da mente.
Em tradições hermenêuticas de pensamento, as ciências sócias e naturais são consideradas radicalmente discrepantes. No pensamento hermenêutico, a o abismo entre o sujeito e objeto social alcança sua amplitude máxima. A subjetividade é o centro previamente constituído da experiência de cultura e historia, e como tal fornece o fundamento básico das ciências sócias.Nas sociologias interpretativas,é concedida primazia a ação e ao significado na explicação da conduta humana.
Giddens , ao formular a teoria da estruturação tinha a ambição de colocar fim a cada um dos esforços de estabelecimento de impérios portanto o domínio básico de estudos das ciências sócias não é a experiência do ator individual nem a existência de qualquer forma de totalidade social,mas as praticas sócias